1) No ano de 393 d.C. as olimpíadas foram proibidas pelo imperador Teodósio I por quais motivos?
A) O rei proibiu por quesões de governo, para se manter no poder
B) O imperador Proibiu por questões religiosas e queria converter o povo ao cristianismo
C) As olimpíadas foram proibidas porque os atletas fizeram greve e não pariciparam
D) O imperador não deu continuidade as jogos olímpicos porque o exército grego estava em guerra contra o império persa, não tinham
tempo para a olimpíada e os atletas mais capacitados foram para a guerra
2) Observe a imagem abaixo:

Atena Giustiniani, cópia romana de um original grego do século IV a.C. Museu Pio-Clementino, Vaticano
Sobre essa representação de Atena, quais eram as características das representações das deusas gregas nas esculturas do período clássico?
a) Eram representadas de forma naturalista, ou seja, representadas com um corpo humano
b) Representavam as deusas de forma superior aos homens e as colocavam num pedestal inacessível
c) Eram representadas como seres frágeis, de natureza delicada e vulnerável
d) As esculturas eram feitas com o intuito de sexualizar as deusas
3) Sobre o surgimento das olimpíadas marque a alternativa que indica:
1. Onde Surgiu
2. Quando Surgiu
3. Quem Podia Participar

A) i. França ; ii. 900 a.C. ; iii. Mulheres livres
B) i. África ; ii. 1589 ; iii. Para todos
C) i. Grécia antiga ; ii. 776 a.C. ; iii. Homens livres e falantes da língua grega
4) Veja algumas características do Império Macedônico abaixo:
I - Uma das principais características do Império Macedônico foi a difusão da cultura helenística (fusão da cultura grega com a ociental) por várias regiões do Ociente.
II - O auge do Império Macedônico ocorreu no reinado de Alexandre III, o Grande (336 a.C. a 323 a.C.)
III - O reino da Macedônia localizava-se ao sul da Grécia. Esta foi a região inicial de formação do grande império macedônico.
IV - As conquistas do Império Macedônico deveram-se unicamente a: a genialidade militar de Alexandre, o Grande.
V - Alexandre, o Grande fundou, nas regiões conquistadas, diversas cidades com seu nome. A mais conhecida foi Alexandria (região centro-norte do Egito, na costa do Mediterrâneo), que existe com este nome até os dias de hoje.
Quais dessas características estão corretas?
a) III e IV
b) II e V
c) II e III
d) I e IV
Fontes:https://www. , https://youtu.be/5FiMJvZUGL4
5) “A cidade-estado Esparta era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos de sua devoção, fora de si mesma” (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam:
a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.
6) A democracia teve seu nascimento em Atenas, por um homem considerado o pai da democracia. A democracia ateniense era exclusiva em questão de mulheres, escravos e estrangeiros. O pai da democracia aumentou as Eclésia, e deu o poder de decisão na mão do povo e houve um sistema para evitar a corrupção nos cargos mais altos como colocar duas pessoas no mesmo cargo ou avaliar após um certo “mandato” se a determinada pessoa de determinada cargo cumpriu corretamente o seu dever ou não, isso decidia se ele podia se reeleger.
Assina-lhe a alternativa que apresenta o pai da democracia grega:
a) Rousseau
b) Clístenes
c) John Locke
d) Aristóteles
7) A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta. Atenas a principal cidade-estado da Grécia tinha a liderança da Liga de Delos (dominadores do poder marítimo), isso em meados do século V. A Confederação de Delos era uma união entre várias cidades com o mesmo objetivo da época. De acordo com o texto e seus conhecimentos, marque a questão INCORRETA.
a) A Guerra do Peloponeso é também conhecida como Guerra Mundial da Antiga Grécia.
b) As relações entre Atenienses e Espartanos eram tensas, na parte ateniense uma das suas cidades chamada Corinto pressionava Atenas para atacar Esparta Atenas e iniciar a guerra.
c) Os espartanos deram suporte a um golpe oligárquico em Atenas, derrubando o sistema democrático e implantando um sistema de governo autoritário conhecido como Tirania dos Trinta.
d) As cidades-estados aliadas de Esparta eram Corinto, Tebas, Mégara. Enquanto Atenas tinha como aliadas Platéia, Ática.
- https://www.infoescola.com/historia/guerra-do-peloponeso/
- https://www.suapesquisa.com/grecia/guerra_peloponeso.htm
8. Sobre a Guerra do Peloponeso marque a afirmativa CORRETA:
A) A guerra do Peloponeso Foi uma revolução que aconteceu entre os anos 1789 a 1801 e teve como o objetivo a conquista de territórios no leste europeu.
B) Peloponeso foi um caçador de recompensas que foi contratado para matar o rei de Atenas, assim dando a vitória para a cidade de Esparta, onde ficou conhecido devido a sua grande conquista.
C) A guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional do mundo ocidental no século V a.C.) e Esparta (cidade-Estado de tradição militarista e costumes austeros), de 431 a 404 a.C.
D) O primeiro confronto que daria origem a esse conflito aconteceu quando as cidades de Corinto e Córcira entraram em conflito, em 431 a.C. Nesse conflito, as forças atenienses apoiaram a Córcia, integrante da Liga do Peloponeso, e os espartanos combateram ao lado dos coríntios em razão de sua parceria na Liga de Delos.
E) foi uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo.
9) A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta.
A Guerra do Peloponeso, ocorrida entre 431 a.C. e 404 a.C., fez com que várias cidades-estados se opusessem em duas uniões guerreiras, sob liderança de Esparta e Atenas, que ficaram conhecidas como:
A) Confederação de Creta e Confederação do Peloponeso.
B) Confederação do Peloponeso e Confederação de Delos.
C) Confederação Itálica e Confederação de Creta.
D) Confederação Médica e Confederação de Delos.
10)
COUTINHO, Flávio. A História das Olimpíadas. 2012. Disponível em: <http://www.tocadacotia.com/esportes/a-historia-das-olimpiadas>. Acesso em: 08 ago. 2012.
As olimpíadas eram um evento aclamado por todos na Grécia antiga. Qual era a importância desse evento para o povo grego?
A) As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter monetário, socialista e esportivo.
B) As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois vem de uma longa histórica de tradição arcaica.
C) As Olimpíadas não possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter racista, porque achavam que a raça Ariana era superior, mas mesmo assim participavam.
D) As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo.
Referência: UNKNOWN. Olimpíadas na Grécia Antiga: História das Olimpíadas na Grécia Antiga, origem dos Jogos Olímpicos, criação, primeira Olimpíadas, prêmios, paz olímpica, modalidades, fim. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm>. Acesso em: 26 nov. 2015.
11 - Leia o texto abaixo e responda a questão:
"A tradição oral não significa localizar o aparecimento da escrita como um marco mais evoluído do ponto de vista linear. É bom lembrar, também, que o processo histórico não produz apenas mudanças, ele é constituído também de permanências.
Para compreendermos o lugar da tradição oral na cultura grega é preciso retomar o momento da entrada dos Dórios na Península Balcânica. Este povo indo-europeu foi responsável pela destruição da civilização Micênica e pela ocupação de Esparta na região do Peloponeso". Citação com autor incluído no texto: Mitologia (2017)
Sobre a presença do AEDO na civilização Grega. Marque a afirmação incorreta:
a- Após as invasões dóricas, o conhecimento sobre a civilização Micênica passou a ser transmitido apenas por tradição oral pelos Aedos (cantores e poetas inspirados pela musa, que os impelia a cantar a glória dos homens).
b- Após as invasões dóricas, o conhecimento sobre a civilização Micênica passou a ser transmitido apenas por papiros, tabulas de argila e tabula rasa, escritas pelos Aedos.
c- Devido à relativa raridade do objeto livro e ao pequeno número de letrados, os livros eram mais escutados do que lidos.
d- A cultura tradicional do Aedo nunca precisara da escrita para se fazer ou se dizer, pois se encontrava na memória comum a toda comunidade, seus princípios de organização e suas modalidades de aprendizagem.
Referência: MITOLOGIA. A importância da tradição oral para a civilização grega. 2017. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/historia/mitologia/p1_03.html>. Acesso em: 08 nov. 2017.
12. (IFMG) A guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta. Atenas a principal cidade/estado da Grécia tinha liderança da liga de Delos (dominadores do poder marítimo).
A confederação de Delos era uma união entre várias cidades com o mesmo objetivo da época. Esparta também uma grande cidade/estado da Grécia liderava outra confederação, chamada do Peloponeso.
Coloque (v) nas alternativas Verdadeiras e (F) nas alternativas Falsas:
( ) As cidades/estado aliadas de Esparta eram Corinto, Tebas e Ática; e as aliadas de Atenas eram Plateia, Mégara e Florença.
( ) As cidades/estado aliadas de Esparta eram Tebas, Corinto e Mégara; e as aliadas de Atenas eram Plateia e Ática.
( ) A cidade de Tebas inicia a guerra do peloponeso contra Corinto.
( ) A cidade de Atenas venceu a guerra do Peloponeso.
( ) A cidade vencedora da guerra foi Esparta.
( ) A guerra do Peloponeso se iniciou de 431 a 404 a.C, e durou 27 anos.
a) F,F,V,V,F,V B)V,V,F,F,V,F C) F,V,V,F,V,V D) V,F,F,V,F,F
Links:
https://www.infoescola.com/historia/guerra-do-peloponeso/
https://www.infoescola.com/historia/guerra-do-peloponeso/
13) Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados. Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
A imagem acima é uma das principais representações das Olimpíadas. Qual o significado desse símbolo?
A) Principais esportes mundiais.
B) Homenagem aos antigos deuses gregos.
C) Simboliza a união dos continentes em prol do esporte.
D) Representa as principais cidades-estados.
Fontes bibliográficas:
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/
https://www.significados.com.br/simbolo-das-olimpiadas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Equipa_Unificada_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos
14) Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. A política e a filosofia eram vistas como essenciais para a vida do cidadão ateniense. Por outro lado, os metecos eram homens livres, porém, não eram nascidos em Atenas e, portanto, não tinham acesso aos principais cargos políticos. Desse modo, dedicavam-se ao comércio e pagavam os impostos. Os escravos atenienses eram homens capturados em guerras ou que já eram filhos de escravos. Eles não possuíam direitos políticos e eram desprezados socialmente por realizarem serviços que exigiam esforço físico.(adaptado,Exercícios sobre Esparta e Atenas. Esparta e Atenas - Brasil Escola)
Em relação à sociedade ateniense que descreve o texto, marque a alternativa verdadeira:
a) Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.
b) Assumiu a forma republicana de governo, passando por cima das leis e conquistando direitos de votos a todos os atenienses inclusive todas as mulheres e crianças da época sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.
c) Caracterizou-se por um governo autocrático, no qual o grupo dirigente reunia poderes temporais e espirituais.
e) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.
15 - Esparta foi uma proeminente pólis,situada nas margens do rio Eurotas, na Lacônia, sudeste do Peloponeso.Ela surgiu como uma entidade política em torno do século X a.C., quando os invasores dórios subjugaram a população local. Por volta de 650 a.C., a cidade passou a se tornar o poder terrestre militar dominante na Grécia Antiga.
Como Esparta era conhecida?
a) Pólis menos populosa.
b) Pólis com o menor poder militar.
c) Líder de todas as forças gregas combinadas durante as Guerras Greco-Persas.
d) Tem Cadmo como fundador lendário da cidade.
16) A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.
http://blogue-escola.blogs.sapo.pt/822.html
Com base no texto coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Todos os cidadãos podiam participar tanto com a palavra quanto com o voto.
( ) Os Metecos não possuíam privilégios políticos , portanto podia exercer atividades sociais e intelectuais fazendo sua fortuna..
( ) Um dos requisitos para ser cidadão de Atenas era não pagar todos os impostos.
( ) Os escravos tinham os mesmos direitos que qualquer outro cidadão de Atenas.
17) Leia a texto e observe a imagem abaixo:
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade tiveram início na cidade de Olímpia na Grécia antiga, e os participantes o realizavam para homenagear o deus Zeus. Os homens participavam dos jogos em honra a Zeus e as mulheres tinham seus próprios jogos em honra à Hera. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Modalidades praticadas: arremesso de dardo, salto em altura, lançamento de disco, corridas, lutas e muitas outras.
Em relação a olimpíadas marque a opção incorreta.
(A) as Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo.
(B) na antiguidade todos os homens Podiam participar dos Jogos Olímpico.
(C) os vencedores das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estados. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada.
(D) Na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos eram, geralmente, realizados em cinco dias
18) Leia o texto abaixo:
“A cidade de Esparta foi fundada no século IX a C pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras.” suapesquisa.com.br, acesso em 08/11/2017.
Marque uma das alternativas abaixo que melhor representa a divisão social de Esparta.
A) Nobres, Escribas, Comerciantes, Artesãos, Camponeses, Livres e escravos.
B) A cidade era governada por um rei, a Assembleia constituída pelos Príncipes, e os fóruns formado por cinco cidadãos.
C) Clero, Nobreza Camponeses e servos.
D) A cidade era governada por dois reis, a Assembleia constituída pelos cidadãos, a gerúsia que era formada por vinte e oito gerontes e os éforos formado por cinco cidadãos.
19) Leia o texto a baixo sobre a sociedade espartana:
Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade: Esparciatas, Periecos e Hilotas. A cidade de Esparta foi fundada no século IX aC pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras. As mulheres também tinham seus papéis dentro da sociedade espartana.
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm
Identifique a alternativa verdadeira
A) Assim como o homem, a mulher espartana também estava inserida na educação militarista em Esparta.
B) A guerra de Peloponeso foi um confronto que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que tentou invadir território grego.
C) Polis eram as cidades-estados gregas dependentes de um maior polo político.
D) O princípio da educação espartana era formar bons soldados para abastecer o exército do maior polo político, afim de proteger as suas terras férteis, e conquistar mais terras através de guerras.
20) Qual o melhor conceito para a Constituição do trabalho na Grécia antiga?
A- Para Aristóteles, o trabalho constitui uma etapa necessária do desenvolvimento intelectual humano, etapa essa que é condição e preparação da mais alta, a da pura teoria. O trabalho é, para o filósofo grego, atividade cognoscitiva, na medida em que engengra, por si mesmo, a formação dos conhecimentos relativos à sua correspondência com as necessidades e os empregos para os quais são produzidos.
B- Para Aristóteles, o trabalho nao precisa constituir uma etapa necessária do desenvolvimento humano, etapa que essa condição e preparada da mais baixa pura teoria. O trabalho é para o filósofo grego, atividade cognoscitiva, na medida em que engendra, por si mesmo, a formação dos conhecimentos relativos à sua correspondência com a necessidades e nao gerava empregos para os quais são produzidos.
C- As autoridades ajudavam as pessoas pobres, dando emprego para elas e pagando bem, dando auxílios, moradias, saúde. Mas eles teriam que trabalhar muito, como se fossem escravos.
D- Nunca nem vi, que dia foi isso?
21) Leia atentamente o texto abaixo
As olimpíadas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades—estado que formavam a Grécia Antiga, os jogos antigos eram um festival religioso e atlético, que era realizado de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra a Zeus. Os jogos surgiram no ano de 776 a.c.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As olímpiadas tinham uma grande importância para os gregos, pois além de possuir caráter religioso, político e esportivo era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus.
( ) Os jogos ocorriam durante as guerras, o que gerava uma grande dificuldade para os atletas, pois em meio as guerras era difícil se deslocar entre as cidades-estados até Olímpia.
( ) Qualquer homem podia participar dos jogos Olímpicos. Os vencedores eram reconhecidos como heróis em suas cidades-estados.
( ) Quando o império Romano cristianizado dominou a Grécia, os gregos foram proibidos em 393 de pratica-los pois era uma homenagem a vários deuses.
a) V,F,F,F b) V,F,F,V c) F,V,F,V d) V,V, F,F
22) Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C..[1][2]
De acordo com o tema estudado durante as aulas de história podemos dizer que as olimpíadas na Grécia antiga tiveram grande importância para os antigos gregos pois possuía:
( ) caráter religioso
( ) caráter político
( ) caráter esportivo.
( ) caráter fleumático
( ) caráter atrativo
a) V,F,F,V,V
b) V,V,F,V,F
c) V,V,V,F,F
d) F,F,V,F,V
e) F,V,F,V,F
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm
http://educacao.aaldeia.net/tipos-caracter-fleumatico/
http://claudiomilho.blogspot.com.br/search/label/administra%C3%A7%C3%A3o
23) Os Jogos Olímpicos com conhecemos hoje são bastante diferentes de quando começaram, há muito tempo, na Grécia Antiga. Naquela época, o período de cada quatro anos era denominado olimpíada e o povo grego dedicava seis dias, entre os meses de Junho e Agosto, a celebração de um dos mais importantes festivais da cultura helênica. Era uma festa que refletia o aspecto religioso, político e social. As Olimpíadas formavam o maior evento atlético destinado a homenagear a Zeus.
Os competidores participavam por glória pessoal e honra. Não existiam medalhas, nem segundo ou terceiro lugar. Apenas um ganhador no final da contenda,que era coroado com folhas de oliveira.Em sua honra,ainda era erguida um estátua na cidade de Olimpia.
As útimas Olipíadas foram celebradas em 392 D.C. Um ano mais tarde o festival foi abolido pelo Imperador Teodósio I,que a condernou por ser uma festa pagã.
Assinale V para verdadeiro e F para falso, o fato que levou ao fim dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga:
( ) Naquela altura, os romanos, com um império grande e poderoso, já dominavam o mundo. Quando eles começaram a incorporar à sua cultura as tradições que os gregos vinham ganhando, os jogos mudaram de cenário.
( ) E, lá pelo ano de 390 de nossa era, foram extintos por causa da conversão ao cristianismo do imperador.
( ) Imperador Teodósio I ,que resolveu acabar com todas as festas de origem pagã, entre elas, as Olimpíadas.
( ) Se ouviu falar em Jogos Olímpicos por séculos e séculos. Mas, da mesma forma que as coisas boas não acabam, as ruins duram para sempre, por isso, as Olimpíadas nunca acabaram.
24) Leia o trecho abaixo e marque a alternativa correta:
"As Olimpíadas Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses). De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C. na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de 393.E somente os homens livres que falavam a língua grega podiam participar."
De acordo com o texto, qual era o prestígio dos jogos olímpicos para os gregos:
e) Os atletas disputavam várias modalidades na antiguidade como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, boxe, luta, salto a distância entre outros.
f) As Olimpíadas revelavam afinidade entre os gregos, pois tinham caráter religioso, político e esportivo, e todos participavam.
g) As Olimpíadas possuíam caráter religioso, político e esportivo para os gregos. Além de agregar homenagens aos Deuses principalmente a Zeus, só homens que falavam a língua grega participava.
h) sobre o domínio do Império Persa, os gregos foram proibidos, em 395 pelo imperador Alexandre Grande, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses).
Referências : WWW.suapesquisa.com
25) Sobre as classes sociais de Esparta,enumere as classes sociais de acordo com as colunas.
1_(Periecos) ( )eram os cidadãos de Esparta.
Filhos de mães e pais espartanos,
haviam recebido a educação espartana.
2_(Espacíatas) ( ) levavam uma vida miserável, pois
eram obrigados a trabalhar quase de
graça nas terras dos esparcíatas.
3_(Hilotas) ( )eram pequenos comerciantes e artesãos.
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm
26)
Baseado em seus estudos Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações sobre os jogos olímpicos
( ) Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia,
( ) Os Jogos Olímpicos era menos importantes quando comparado os Jogos Pan-Helênicos, tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393, por serem uma manifestação de rituais do paganismo.
( ) as corridas equestres e uma das modalidades antigas que permaneceram até a era moderna dos jogos sem sofrer alteração
( ) poderiam participar nos jogos os estrangeiros (os "bárbaros" segundo a mitologia grega), os escravos e as mulheres.
( ) A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) F.V.V.F.F
( ) V.F.F.V.V
( )V.F.F.F.V
( ) F.V.V.V.F
( )Todas alternativas estão corretas
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/
http://estudosimpressionantes.blogspot.com.br/2016/06/jogos-olimpicos-homenagem-zeus.html
27) Observe a imagem abaixo:
Assinale a alternativa que não representa os princípios da democracia ateniense:
i) Os cidadãos não tinham direitos políticos e eram isolados das decisões do governo.
j) Todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres.
k) Todos s cidadãos têm direito de ocupar cargos políticos.
l) Todos os cidadãos têm a mesma oportunidade de participar das assembleias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/grecia-antiga/democracia-ateniense/
https://www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/
28) Considere o excerto de poema espartano:
[...] Pois não há homem valente no combate,
se não suportar a vista da carnificina sangrenta
e não atacar, colocando-se de perto. [...]
É um bem comum para a cidade e todo o povo,
que um homem aguarde, de pés fincados, na primeira fila,
encarniçado e todo esquecido da fuga vergonhosa,
expondo a sua vida e ânimo sofredor,
e, aproximando-se, inspire confiança
com suas palavras ao que lhe fica ao lado.
(Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. In: Hélade: Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.)
Com base no excerto acima e seus conhecimentos sobre Grécia antiga, analise as alternativas abaixo sobre a cidade-Estado de Esparta, e marque a alternativa correta:
A - A sociedade Espartana era governada por um rei regido à um governo hereditário, comparando-se com a monarquia no Brasil, em que o poder era concentrado na mão de poucos.
B - A educação Espartana era voltada principalmente ao militarismo, e esse poder militar foi crucial nas Guerras Médicas (contra os persas).
C - A assembleia era constituída pelos cidadãos, que se reuniam na Apella (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas, tendo extrema semelhança com a Eclesia Ateniense.
D - Em Esparta os Hilotas que descendiam de povos conquistados, principalmente dos messênios, compunham a maior parte da população. Esse povo possuía direitos políticos, e eram cidadãos espartanos.
Fonte:
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apela;
https://espartano.wordpress.com/2007/04/02/esparta-e-o-novo-guerreiro/; http://www.historiamais.com/esparta.htm
29) Leia o texto a seguir:
As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses). Era também um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável. [...]
Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.
Corrida de atletas gregos (pintura em vaso)
Link: https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm
De acordo com o texto, a imagem e seus conhecimentos de história e da atualidade, assinale a alternativa incorreta:
m) Os jogos olímpicos trazem muita fama, dinheiro, turistas, lucro, investimentos e conflitos ao país.
n) O caráter religioso se trata de uma forte homenagem os deuses, durante a apresentação, com o intuito de adoração aos seus feitos.
o) Ainda na atualidade, ocorrem representações de culturas, natureza e outros com o objetivo da paz olímpica.
p) A motivação e o incentivo para manter o corpo e a mente saudável e a interação de culturas diferentes, ainda são influenciadas pelos jogos olímpicos.
30) ‘A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história. O termo “Democracia” é formado pelo radical grego “demo” (povo) e de “kratia” (poder), que significa “poder do povo”.’
Retirado do site: https://www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/
Sobre a democracia ateniense, temos alguns conceitos. Dentre eles vale destacar a isonomia, isocracia e a isegoria, que caracterizaram este sistema político.
Pode-se evidenciar a isonomia como:
1) Igualdade de acesso aos cargos públicos.
2) Igualdade para falar nas Assembleias.
3) Igualdade perante a lei.
4) Direito de voto aos cidadãos atenienses.
31) Observe a imagem abaixo, que mostra a figura de um “Aedo”.
De acordo com o que você aprendeu, assinale a alternativa que indica o motivo ao qual se deve a importância do Aedo na cultura da Grécia antiga:
A) Devido à relativa raridade do objeto livro e ao pequeno número de letrados, os livros eram mais escutados do que lidos.
B) Certas sociedades, mais do que outras, preocupam-se em colocar em ação meios não escritos de fixar sua tradição, seja confiando-a parcialmente aos profissionais da memória - virtuoses dos procedimentos mnemotécnicos - seja assegurando, por meio dos rituais, uma repetição regular, senão imutável, das palavras, das narrativas ou dos cantos litúrgicos.
C) Devido a entrada dos Dórios na Península Balcânica, e, consequentemente, a destruição da civilização Micênica, fazendo com que a escrita caísse em desuso.
D) Pois para poder penetrar e tomar seu lugar na tradição oral, uma narrativa, uma história ou qualquer obra falada deve ser entendida, isto é, deve ser aceita pela comunidade.
PðBLICA, Educação. A importância da tradição oral para a civilização grega. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/historia/mitologia/p1_03.html>. Acesso em: 16 nov. 2017.
32) Leia o texto e observe a imagem a seguir:
(I)
Anterior a implantação da democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupatridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega. [...] De tal maneira, por volta de 510 a. C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristrcrática grego Clistenes. Considerando o “Pai da democracia”, Clistenes liderou uma revolta popular contra o último tirando Grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C.
Acessado: www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/
(II)
Ligando os seus conhecimentos adquiridos nas aulas juntamente com o texto (I) e a imagem (II), podemos dizer que:
q) A democracia está tanto presente no texto como na imagem.
r) As mulheres detinham grande parte do poder politico como os escravos.
s) Os cidadões eram considerados a elite do poder político (correta)
t) Após a conquitas de Clistenes, os direitos dos cidadões aumentaram.
33)
Na sociedade Ateniense, apesar de serem os criadores da democracia, podemos perceber que a participação da mulher nessa mesma sociedade era quase nula. Nela a mulher era criada e educada para servir o mundo doméstico. Já na civilização Espartana a posição da mulher era de grande destaque, sendo completamente diferente em relação a sociedade ateniense.
Sabemos que há grande diferença entre o tratamento das mulheres em Esparta e Atenas. Assinale a alternativa correta:
5) Em Esparta as decisões políticas eram tomadas por 28 homens e 28 mulheres, pois havia a igualdade entre ambos os sexos.
6) Em Atenas, as mulheres eram guerreiras tanto quanto os homens, pois foi lá que nasceu a democracia.
7) Em Esparta, por ser uma sociedade militarizada, e eles acreditavam que justamente as mulheres eram responsáveis por criar indivíduos aptos para compor um exército, portanto eram de grande importância.
8) Nenhuma das opções.
Fonte: https://www.infoescola.com/historia/as-mulheres-em-atenas-e-esparta/
33) -As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, constituem nos dias de hoje um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Essa popularidade e esse prestígio devem-se à grande conexão que as Olimpíadas têm com a massa de espectadores que acompanham as competições tanto presencialmente nos estádios e arenas quanto pela televisão.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm
A partir do seu conhecimento sobre a Olímpiada, marque a alternativa que contém informações incorretas sobre a mesma:
a. As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C., no contexto da antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado da Grécia Clássica. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas”
b. Dentro da tradição mitológica, os jogos de Olímpia foram criados pelo herói Perseu, filho do deus Zeus com uma mortal. Perseu foi obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. Após conseguir realizar tal feitos, Perseu decidiu inaugurar um festival esportivo em Olímpia, em homenagem a seu pai, Zeus.
c. Palé era uma modalidade de luta próximo da atual luta greco-romana, isto é, sem socos e pontapés. Além da palé, o pýgme, comparado ao pugilato (boxe) contemporâneo, mas mais agressivo. Destaca-se ainda o mais devastador de todos, o pancrácio, que consistia em uma espécie de “vale-tudo”, que incluía cotoveladas, joelhadas, torções, cabeçadas etc.
d. O projeto de restauração dos Jogos Olímpicos como na Grécia Helênica foi apresentado em 25 de novembro de 1892 quando da ocasião do 5º aniversário da União das Sociedades Francesa de Esportes Atléticos, que teve como paraninfo o Barão de Coubertin. Naquela ocasião ele manifestaria seu desejo e intenções com relação aos Jogos: 'É preciso internacionalizador o esporte. É necessário organizar novos Jogos Olímpicos’.
34) A educação espartana foi considerada uma das mais rígidas do mundo, pelo fato de os homens (esparciatas) eram mandados ao exército aos sete anos de idade, onde recebiam educação e aprendiam as artes da guerra e desporto. Aos doze anos, eram abandonados em penhascos sozinhos, nus e sem comida. Aos 18 anos, voltavam a Esparta, e até os 30 anos de idade eram considerados cidadãos de segunda classe, sem direito a voto, por exemplo. Podiam ser agredidos por qualquer esparciata acima de 30 anos, ficavam nus e recebiam pouca comida.
Em relação a esses fatos marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas alternativas abaixo:
A) - ( ) - Se algum jovem sentisse fome em demasia, era permitido e até estimulado que furtasse para conseguir alimentos. Castigavam-se com chibatadas, entretanto, aqueles que fossem apanhados roubando - não por terem roubado, mas por terem sido apanhados -, pois acreditava-se que era bom, para a formação, aprender a lutar contra a fome, e ser esperto.
B) – ( ) – Para as mulheres já aos sete anos também iriam frequentar o quartel com uma pequena diferença, passava as noites em casa recebendo aulas das mães sobre educação sexual e após a primeira menarca passava a ter aulas práticas com um hilota de coito interrompido, para não engravidar. Aos 20 anos, essa mulher era usada somente para reprodução, e possuía poucos privilégios.
C) – ( ) - Na adolescência, os jovens eram encarregados dos serviços de segurança na cidade. Qualquer cidadão adulto podia vigiá-los e puni-los. O respeito aos mais velhos era regra básica. Às refeições, por exemplo, os jovens deviam ficar calados, só respondendo de forma breve às perguntas que lhes fossem feitas pelos adultos.
D) – ( ) - O homem que conseguisse viver até os trinta anos tornava-se um oficial, voltando ao quartel com todos os direitos de cidadão espartano, ainda sem o direito ao voto, direito a ter relações sexuais com mulheres e direito a casar. Os homens engravidavam suas mulheres, casavam-se com elas e poderiam viver com elas em suas casas.
1) ( ) F,F,V,V 2) ( ) V,F,F,F 3) ( ) V,V,V,V 4) ( ) V,F,V,F
35) Analise a imagem e o texto abaixo:
Os vencedores gregos alfabetizados das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estados. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada. Coroas de louro e ramos de palmeira eram dados aos atletas vencedores.
De acordo com a análise do texto e da imagem, que tipo de pessoas podiam participar dos jogos olímpicos na Grécia antiga?
e. Atletas do sexo masculino que falassem o latim representando as cidades estados gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em Olímpia e competiam em honra de Zeus.
f. Atletas do sexo masculino que falassem que falassem o idioma grego representando as cidades estado gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em olímpia, e competiam em honra de Ares.
g. Atletas do sexo masculino que falassem o idioma grego representando as cidades estado gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em Olímpia, e competiam em honra de Zeus.
h. D) Atletas de todos os sexos que falassem o idioma grego representando as cidades estado gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em olímpia, e competiam em honra de Zeus.
i. 36) Leia o texto abaixo e responda as questões.
Na literatura grega, as amazonas podem ser encontradas na Ilíada, de Homero (século VIII a.C.), e em História, de Heródoto (século V a.C.). O historiador as define como matadoras de homens. “As Amazonas, que os Citas chamam Aiórpatas, nome que os Gregos traduzem para Andróctones (que matam homens), pois aior em cita significa ‘homem’, e pata quer dizer ‘matar’”, diz Heródoto, em uma passagem do livro. Em outro trecho, ele define a cultura das amazonas de um modo que deve ter feito o feminista William Moulton Marston se retorcer de alegria. Em diálogo com os citas, as amazonas se definem como autônomas.
Após a guerra entre as amazonas e o exército de Teseu, Zeus presenteou Hipolita e todas a amazonas com a Ilha Paraiso, mais conhecida como Temiscira. Na ilha Hipolita faz uma escultura de barro de sua filha, ela fica tão encantada com a escultura que clama a Zeus que dê vida a ela. Assim nasceu a princesa Diana.
Fontes: (MULHER maravilha: a mitologia clássica e a mitologia pop. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/especiais/mulher-maravilha-a-mitologia-classica-e-a-mitologia-pop/>. Acesso em: 08 nov. 2017; HISTORIA Esparta. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm>. Acesso em: 08 nov. 2017; HIPOLITA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3lita>. Acesso em: 08 nov. 2017.)
Com base nos seus conhecimentos sobre a participação das mulheres nas Cidades-Estados gregas. Associe as colunas, A para a Atenas, e E para Esparta.
( ) As mulheres não participavam da política;
( ) A formação militar era obrigatório para as crianças, tanto do sexo masculino, quanto feminino;
( ) O único papel dela era gerar filhos e educa-los;
( ) Elas eram valorizadas pelo fato de criar os filhos e os preparar para guerra;
( ) Participavam da economia familiar;
A) A,A,E,E,A
B) E,E,A,E,A
C) A,E,A,E,E
D) E,A,A,E,A
37) De acordo com as olimpíadas na Grécia antiga e a ilustração a seguir, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Na antiguidade somente os homens livres podiam participar dos Jogos Olímpicos.
( ) De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 d.C.
( ) Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos.
( ) Sobre o domínio do Império austro húngaro cristianizado, os gregos foram proibidos, em 392 pelo imperador Teodoro I, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses). Desta forma, os últimos Jogos Olímpicos ocorreram em 393.
A sequência correta é:
a) VFVV
b) FVFF
c) FFVF
d) VVFV
Fontes:
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm
http://www.tocadacotia.com/esportes/a-historia-das-olimpiadas
38) Leia o texto abaixo:
A cidade de Atenas adotou o regime democrático que possuía algumas características bem específicas. Entre elas é possível citar a isonomia (que é a igualdade perante a lei), a isegoria (que é a igualdade para opinar nas assembleias), a isocracia (que corresponde à igualdade para ter acesso aos cargos públicos).
Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as características da democracia ateniense:
I) ( ) O poder de governar pertencia ao rei;
II) ( ) A democracia ateniense foi um modelo político que fora copiado por várias sociedades antigas;
III) ( ) Mesmo por depois de muitas reformas, ainda assim os poderes de decisões eram completamente dos oligarcas;
IV) ( ) Clísteres adotou o “ostracismo”, donde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos;
V) ( ) Só podiam participar das assembleias cidadãos livres e maiores de 16 anos;
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas as alternativas II, III e V são corretas;
b) Apenas as alternativas II, I e IV são corretas;
c) Apenas as alternativas II, III e IV são corretas:
d) Apenas a alternativa II;
39) Leia o trecho abaixo.
“No início do século VI, Solón, representante dessa nova classe dirigente, modernizou Atlanta e suas leis. Uma delas determinava, significadamente, que o filho não tinha a obrigação de sustentar o pai na velhice, se este não lhe houvesse ensinado um ofício. Nessa época, o trabalho manual não era considerado uma desgraça, nem a prática de um ofício inferiorizava o artífice.”
Referência: CUNHA, Luiz Antônio. O aviltamento do trabalho manual: O desvalor do trabalho manual na cultura ocidental. 2017. Disponível em: <http://claudiomilho.blogspot.com.br/2017/10/o-aviltamento-do-trabalho-manual.html>. Acesso em: 29 out. 2017.
Com base na leitura do trecho, podemos concluir que o trabalho manual, dentro da Grécia Antiga nem sempre teve seu mesmo valor. Segundo Rodolfo Mondolfo (1967), que realizou uma pesquisa sobre o assunto, o trabalho manual obteve dois conceitos opostos: positivo e negativo.
Considerando seus conhecimentos sobre a desvalorização do trabalho manual na Grécia Antiga, assinale a alternativa INCORRETA em relação a negatividade do trabalho manual:
9) O trabalho manual era tido como inferior na sociedade, pois esse trabalho era praticado por pessoas consideradas inferiores dentro da civilização.
10) Segundo Marx, o trabalho manual representa os valores de uso do operário, pois isso resulta a determinação na produtividade. Por conta disso, era visto como incorreta, pois incorporando seus valores os operários estariam mais propensos a se revoltarem com o que estavam fazendo e gerar revoltas
11) Segundo Aristóteles, o trabalho era visto como necessária para o desenvolvimento intelectual do homem. Com isso, era tido como incorreto, pois as pessoas que realizavam esse trabalho eram vistas como brutas e ignorantes diante dos conhecimentos possuídos pela aristocracia da época.
12) Aristóteles acreditava que os artesãos não deveriam ter cidadania, pois seria contrário ao desenvolvimento da virtude, uma vez que o descanso seria necessário para o desenvolvimento do intelecto.
A) O rei proibiu por quesões de governo, para se manter no poder
B) O imperador Proibiu por questões religiosas e queria converter o povo ao cristianismo
C) As olimpíadas foram proibidas porque os atletas fizeram greve e não pariciparam
D) O imperador não deu continuidade as jogos olímpicos porque o exército grego estava em guerra contra o império persa, não tinham
tempo para a olimpíada e os atletas mais capacitados foram para a guerra
2) Observe a imagem abaixo:
Atena Giustiniani, cópia romana de um original grego do século IV a.C. Museu Pio-Clementino, Vaticano
Sobre essa representação de Atena, quais eram as características das representações das deusas gregas nas esculturas do período clássico?
a) Eram representadas de forma naturalista, ou seja, representadas com um corpo humano
b) Representavam as deusas de forma superior aos homens e as colocavam num pedestal inacessível
c) Eram representadas como seres frágeis, de natureza delicada e vulnerável
d) As esculturas eram feitas com o intuito de sexualizar as deusas
3) Sobre o surgimento das olimpíadas marque a alternativa que indica:
1. Onde Surgiu
2. Quando Surgiu
3. Quem Podia Participar
A) i. França ; ii. 900 a.C. ; iii. Mulheres livres
B) i. África ; ii. 1589 ; iii. Para todos
C) i. Grécia antiga ; ii. 776 a.C. ; iii. Homens livres e falantes da língua grega
4) Veja algumas características do Império Macedônico abaixo:
I - Uma das principais características do Império Macedônico foi a difusão da cultura helenística (fusão da cultura grega com a ociental) por várias regiões do Ociente.
II - O auge do Império Macedônico ocorreu no reinado de Alexandre III, o Grande (336 a.C. a 323 a.C.)
III - O reino da Macedônia localizava-se ao sul da Grécia. Esta foi a região inicial de formação do grande império macedônico.
IV - As conquistas do Império Macedônico deveram-se unicamente a: a genialidade militar de Alexandre, o Grande.
V - Alexandre, o Grande fundou, nas regiões conquistadas, diversas cidades com seu nome. A mais conhecida foi Alexandria (região centro-norte do Egito, na costa do Mediterrâneo), que existe com este nome até os dias de hoje.
Quais dessas características estão corretas?
a) III e IV
b) II e V
c) II e III
d) I e IV
Fontes:https://www. , https://youtu.be/5FiMJvZUGL4
5) “A cidade-estado Esparta era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos de sua devoção, fora de si mesma” (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam:
a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.
6) A democracia teve seu nascimento em Atenas, por um homem considerado o pai da democracia. A democracia ateniense era exclusiva em questão de mulheres, escravos e estrangeiros. O pai da democracia aumentou as Eclésia, e deu o poder de decisão na mão do povo e houve um sistema para evitar a corrupção nos cargos mais altos como colocar duas pessoas no mesmo cargo ou avaliar após um certo “mandato” se a determinada pessoa de determinada cargo cumpriu corretamente o seu dever ou não, isso decidia se ele podia se reeleger.
Assina-lhe a alternativa que apresenta o pai da democracia grega:
a) Rousseau
b) Clístenes
c) John Locke
d) Aristóteles
7) A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta. Atenas a principal cidade-estado da Grécia tinha a liderança da Liga de Delos (dominadores do poder marítimo), isso em meados do século V. A Confederação de Delos era uma união entre várias cidades com o mesmo objetivo da época. De acordo com o texto e seus conhecimentos, marque a questão INCORRETA.
a) A Guerra do Peloponeso é também conhecida como Guerra Mundial da Antiga Grécia.
b) As relações entre Atenienses e Espartanos eram tensas, na parte ateniense uma das suas cidades chamada Corinto pressionava Atenas para atacar Esparta Atenas e iniciar a guerra.
c) Os espartanos deram suporte a um golpe oligárquico em Atenas, derrubando o sistema democrático e implantando um sistema de governo autoritário conhecido como Tirania dos Trinta.
d) As cidades-estados aliadas de Esparta eram Corinto, Tebas, Mégara. Enquanto Atenas tinha como aliadas Platéia, Ática.
- https://www.infoescola.com/historia/guerra-do-peloponeso/
- https://www.suapesquisa.com/grecia/guerra_peloponeso.htm
8. Sobre a Guerra do Peloponeso marque a afirmativa CORRETA:
A) A guerra do Peloponeso Foi uma revolução que aconteceu entre os anos 1789 a 1801 e teve como o objetivo a conquista de territórios no leste europeu.
B) Peloponeso foi um caçador de recompensas que foi contratado para matar o rei de Atenas, assim dando a vitória para a cidade de Esparta, onde ficou conhecido devido a sua grande conquista.
C) A guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional do mundo ocidental no século V a.C.) e Esparta (cidade-Estado de tradição militarista e costumes austeros), de 431 a 404 a.C.
D) O primeiro confronto que daria origem a esse conflito aconteceu quando as cidades de Corinto e Córcira entraram em conflito, em 431 a.C. Nesse conflito, as forças atenienses apoiaram a Córcia, integrante da Liga do Peloponeso, e os espartanos combateram ao lado dos coríntios em razão de sua parceria na Liga de Delos.
E) foi uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo.
9) A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta.
A Guerra do Peloponeso, ocorrida entre 431 a.C. e 404 a.C., fez com que várias cidades-estados se opusessem em duas uniões guerreiras, sob liderança de Esparta e Atenas, que ficaram conhecidas como:
A) Confederação de Creta e Confederação do Peloponeso.
B) Confederação do Peloponeso e Confederação de Delos.
C) Confederação Itálica e Confederação de Creta.
D) Confederação Médica e Confederação de Delos.
10)
COUTINHO, Flávio. A História das Olimpíadas. 2012. Disponível em: <http://www.tocadacotia.com/esportes/a-historia-das-olimpiadas>. Acesso em: 08 ago. 2012.
As olimpíadas eram um evento aclamado por todos na Grécia antiga. Qual era a importância desse evento para o povo grego?
A) As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter monetário, socialista e esportivo.
B) As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois vem de uma longa histórica de tradição arcaica.
C) As Olimpíadas não possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter racista, porque achavam que a raça Ariana era superior, mas mesmo assim participavam.
D) As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo.
Referência: UNKNOWN. Olimpíadas na Grécia Antiga: História das Olimpíadas na Grécia Antiga, origem dos Jogos Olímpicos, criação, primeira Olimpíadas, prêmios, paz olímpica, modalidades, fim. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm>. Acesso em: 26 nov. 2015.
11 - Leia o texto abaixo e responda a questão:
"A tradição oral não significa localizar o aparecimento da escrita como um marco mais evoluído do ponto de vista linear. É bom lembrar, também, que o processo histórico não produz apenas mudanças, ele é constituído também de permanências.
Para compreendermos o lugar da tradição oral na cultura grega é preciso retomar o momento da entrada dos Dórios na Península Balcânica. Este povo indo-europeu foi responsável pela destruição da civilização Micênica e pela ocupação de Esparta na região do Peloponeso". Citação com autor incluído no texto: Mitologia (2017)
Sobre a presença do AEDO na civilização Grega. Marque a afirmação incorreta:
a- Após as invasões dóricas, o conhecimento sobre a civilização Micênica passou a ser transmitido apenas por tradição oral pelos Aedos (cantores e poetas inspirados pela musa, que os impelia a cantar a glória dos homens).
b- Após as invasões dóricas, o conhecimento sobre a civilização Micênica passou a ser transmitido apenas por papiros, tabulas de argila e tabula rasa, escritas pelos Aedos.
c- Devido à relativa raridade do objeto livro e ao pequeno número de letrados, os livros eram mais escutados do que lidos.
d- A cultura tradicional do Aedo nunca precisara da escrita para se fazer ou se dizer, pois se encontrava na memória comum a toda comunidade, seus princípios de organização e suas modalidades de aprendizagem.
Referência: MITOLOGIA. A importância da tradição oral para a civilização grega. 2017. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/historia/mitologia/p1_03.html>. Acesso em: 08 nov. 2017.
12. (IFMG) A guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta. Atenas a principal cidade/estado da Grécia tinha liderança da liga de Delos (dominadores do poder marítimo).
A confederação de Delos era uma união entre várias cidades com o mesmo objetivo da época. Esparta também uma grande cidade/estado da Grécia liderava outra confederação, chamada do Peloponeso.
Coloque (v) nas alternativas Verdadeiras e (F) nas alternativas Falsas:
( ) As cidades/estado aliadas de Esparta eram Corinto, Tebas e Ática; e as aliadas de Atenas eram Plateia, Mégara e Florença.
( ) As cidades/estado aliadas de Esparta eram Tebas, Corinto e Mégara; e as aliadas de Atenas eram Plateia e Ática.
( ) A cidade de Tebas inicia a guerra do peloponeso contra Corinto.
( ) A cidade de Atenas venceu a guerra do Peloponeso.
( ) A cidade vencedora da guerra foi Esparta.
( ) A guerra do Peloponeso se iniciou de 431 a 404 a.C, e durou 27 anos.
a) F,F,V,V,F,V B)V,V,F,F,V,F C) F,V,V,F,V,V D) V,F,F,V,F,F
Links:
https://www.infoescola.com/historia/guerra-do-peloponeso/
https://www.infoescola.com/historia/guerra-do-peloponeso/
13) Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados. Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
A imagem acima é uma das principais representações das Olimpíadas. Qual o significado desse símbolo?
A) Principais esportes mundiais.
B) Homenagem aos antigos deuses gregos.
C) Simboliza a união dos continentes em prol do esporte.
D) Representa as principais cidades-estados.
Fontes bibliográficas:
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/
https://www.significados.com.br/simbolo-das-olimpiadas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Equipa_Unificada_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos
14) Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. A política e a filosofia eram vistas como essenciais para a vida do cidadão ateniense. Por outro lado, os metecos eram homens livres, porém, não eram nascidos em Atenas e, portanto, não tinham acesso aos principais cargos políticos. Desse modo, dedicavam-se ao comércio e pagavam os impostos. Os escravos atenienses eram homens capturados em guerras ou que já eram filhos de escravos. Eles não possuíam direitos políticos e eram desprezados socialmente por realizarem serviços que exigiam esforço físico.(adaptado,Exercícios sobre Esparta e Atenas. Esparta e Atenas - Brasil Escola)
Em relação à sociedade ateniense que descreve o texto, marque a alternativa verdadeira:
a) Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.
b) Assumiu a forma republicana de governo, passando por cima das leis e conquistando direitos de votos a todos os atenienses inclusive todas as mulheres e crianças da época sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.
c) Caracterizou-se por um governo autocrático, no qual o grupo dirigente reunia poderes temporais e espirituais.
e) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.
15 - Esparta foi uma proeminente pólis,situada nas margens do rio Eurotas, na Lacônia, sudeste do Peloponeso.Ela surgiu como uma entidade política em torno do século X a.C., quando os invasores dórios subjugaram a população local. Por volta de 650 a.C., a cidade passou a se tornar o poder terrestre militar dominante na Grécia Antiga.
Como Esparta era conhecida?
a) Pólis menos populosa.
b) Pólis com o menor poder militar.
c) Líder de todas as forças gregas combinadas durante as Guerras Greco-Persas.
d) Tem Cadmo como fundador lendário da cidade.
16) A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.
http://blogue-escola.blogs.sapo.pt/822.html
Com base no texto coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Todos os cidadãos podiam participar tanto com a palavra quanto com o voto.
( ) Os Metecos não possuíam privilégios políticos , portanto podia exercer atividades sociais e intelectuais fazendo sua fortuna..
( ) Um dos requisitos para ser cidadão de Atenas era não pagar todos os impostos.
( ) Os escravos tinham os mesmos direitos que qualquer outro cidadão de Atenas.
17) Leia a texto e observe a imagem abaixo:
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade tiveram início na cidade de Olímpia na Grécia antiga, e os participantes o realizavam para homenagear o deus Zeus. Os homens participavam dos jogos em honra a Zeus e as mulheres tinham seus próprios jogos em honra à Hera. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Modalidades praticadas: arremesso de dardo, salto em altura, lançamento de disco, corridas, lutas e muitas outras.
Em relação a olimpíadas marque a opção incorreta.
(A) as Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo.
(B) na antiguidade todos os homens Podiam participar dos Jogos Olímpico.
(C) os vencedores das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estados. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada.
(D) Na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos eram, geralmente, realizados em cinco dias
18) Leia o texto abaixo:
“A cidade de Esparta foi fundada no século IX a C pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras.” suapesquisa.com.br, acesso em 08/11/2017.
Marque uma das alternativas abaixo que melhor representa a divisão social de Esparta.
A) Nobres, Escribas, Comerciantes, Artesãos, Camponeses, Livres e escravos.
B) A cidade era governada por um rei, a Assembleia constituída pelos Príncipes, e os fóruns formado por cinco cidadãos.
C) Clero, Nobreza Camponeses e servos.
D) A cidade era governada por dois reis, a Assembleia constituída pelos cidadãos, a gerúsia que era formada por vinte e oito gerontes e os éforos formado por cinco cidadãos.
19) Leia o texto a baixo sobre a sociedade espartana:
Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade: Esparciatas, Periecos e Hilotas. A cidade de Esparta foi fundada no século IX aC pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras. As mulheres também tinham seus papéis dentro da sociedade espartana.
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm
Identifique a alternativa verdadeira
A) Assim como o homem, a mulher espartana também estava inserida na educação militarista em Esparta.
B) A guerra de Peloponeso foi um confronto que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que tentou invadir território grego.
C) Polis eram as cidades-estados gregas dependentes de um maior polo político.
D) O princípio da educação espartana era formar bons soldados para abastecer o exército do maior polo político, afim de proteger as suas terras férteis, e conquistar mais terras através de guerras.
20) Qual o melhor conceito para a Constituição do trabalho na Grécia antiga?
A- Para Aristóteles, o trabalho constitui uma etapa necessária do desenvolvimento intelectual humano, etapa essa que é condição e preparação da mais alta, a da pura teoria. O trabalho é, para o filósofo grego, atividade cognoscitiva, na medida em que engengra, por si mesmo, a formação dos conhecimentos relativos à sua correspondência com as necessidades e os empregos para os quais são produzidos.
B- Para Aristóteles, o trabalho nao precisa constituir uma etapa necessária do desenvolvimento humano, etapa que essa condição e preparada da mais baixa pura teoria. O trabalho é para o filósofo grego, atividade cognoscitiva, na medida em que engendra, por si mesmo, a formação dos conhecimentos relativos à sua correspondência com a necessidades e nao gerava empregos para os quais são produzidos.
C- As autoridades ajudavam as pessoas pobres, dando emprego para elas e pagando bem, dando auxílios, moradias, saúde. Mas eles teriam que trabalhar muito, como se fossem escravos.
D- Nunca nem vi, que dia foi isso?
21) Leia atentamente o texto abaixo
As olimpíadas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades—estado que formavam a Grécia Antiga, os jogos antigos eram um festival religioso e atlético, que era realizado de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra a Zeus. Os jogos surgiram no ano de 776 a.c.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As olímpiadas tinham uma grande importância para os gregos, pois além de possuir caráter religioso, político e esportivo era uma homenagem aos deuses, principalmente a Zeus.
( ) Os jogos ocorriam durante as guerras, o que gerava uma grande dificuldade para os atletas, pois em meio as guerras era difícil se deslocar entre as cidades-estados até Olímpia.
( ) Qualquer homem podia participar dos jogos Olímpicos. Os vencedores eram reconhecidos como heróis em suas cidades-estados.
( ) Quando o império Romano cristianizado dominou a Grécia, os gregos foram proibidos em 393 de pratica-los pois era uma homenagem a vários deuses.
a) V,F,F,F b) V,F,F,V c) F,V,F,V d) V,V, F,F
22) Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C..[1][2]
De acordo com o tema estudado durante as aulas de história podemos dizer que as olimpíadas na Grécia antiga tiveram grande importância para os antigos gregos pois possuía:
( ) caráter religioso
( ) caráter político
( ) caráter esportivo.
( ) caráter fleumático
( ) caráter atrativo
a) V,F,F,V,V
b) V,V,F,V,F
c) V,V,V,F,F
d) F,F,V,F,V
e) F,V,F,V,F
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm
http://educacao.aaldeia.net/tipos-caracter-fleumatico/
http://claudiomilho.blogspot.com.br/search/label/administra%C3%A7%C3%A3o
23) Os Jogos Olímpicos com conhecemos hoje são bastante diferentes de quando começaram, há muito tempo, na Grécia Antiga. Naquela época, o período de cada quatro anos era denominado olimpíada e o povo grego dedicava seis dias, entre os meses de Junho e Agosto, a celebração de um dos mais importantes festivais da cultura helênica. Era uma festa que refletia o aspecto religioso, político e social. As Olimpíadas formavam o maior evento atlético destinado a homenagear a Zeus.
Os competidores participavam por glória pessoal e honra. Não existiam medalhas, nem segundo ou terceiro lugar. Apenas um ganhador no final da contenda,que era coroado com folhas de oliveira.Em sua honra,ainda era erguida um estátua na cidade de Olimpia.
As útimas Olipíadas foram celebradas em 392 D.C. Um ano mais tarde o festival foi abolido pelo Imperador Teodósio I,que a condernou por ser uma festa pagã.
Assinale V para verdadeiro e F para falso, o fato que levou ao fim dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga:
( ) Naquela altura, os romanos, com um império grande e poderoso, já dominavam o mundo. Quando eles começaram a incorporar à sua cultura as tradições que os gregos vinham ganhando, os jogos mudaram de cenário.
( ) E, lá pelo ano de 390 de nossa era, foram extintos por causa da conversão ao cristianismo do imperador.
( ) Imperador Teodósio I ,que resolveu acabar com todas as festas de origem pagã, entre elas, as Olimpíadas.
( ) Se ouviu falar em Jogos Olímpicos por séculos e séculos. Mas, da mesma forma que as coisas boas não acabam, as ruins duram para sempre, por isso, as Olimpíadas nunca acabaram.
24) Leia o trecho abaixo e marque a alternativa correta:
"As Olimpíadas Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses). De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C. na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de 393.E somente os homens livres que falavam a língua grega podiam participar."
De acordo com o texto, qual era o prestígio dos jogos olímpicos para os gregos:
e) Os atletas disputavam várias modalidades na antiguidade como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, boxe, luta, salto a distância entre outros.
f) As Olimpíadas revelavam afinidade entre os gregos, pois tinham caráter religioso, político e esportivo, e todos participavam.
g) As Olimpíadas possuíam caráter religioso, político e esportivo para os gregos. Além de agregar homenagens aos Deuses principalmente a Zeus, só homens que falavam a língua grega participava.
h) sobre o domínio do Império Persa, os gregos foram proibidos, em 395 pelo imperador Alexandre Grande, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses).
Referências : WWW.suapesquisa.com
25) Sobre as classes sociais de Esparta,enumere as classes sociais de acordo com as colunas.
1_(Periecos) ( )eram os cidadãos de Esparta.
Filhos de mães e pais espartanos,
haviam recebido a educação espartana.
2_(Espacíatas) ( ) levavam uma vida miserável, pois
eram obrigados a trabalhar quase de
graça nas terras dos esparcíatas.
3_(Hilotas) ( )eram pequenos comerciantes e artesãos.
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm
26)
Baseado em seus estudos Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações sobre os jogos olímpicos
( ) Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia,
( ) Os Jogos Olímpicos era menos importantes quando comparado os Jogos Pan-Helênicos, tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393, por serem uma manifestação de rituais do paganismo.
( ) as corridas equestres e uma das modalidades antigas que permaneceram até a era moderna dos jogos sem sofrer alteração
( ) poderiam participar nos jogos os estrangeiros (os "bárbaros" segundo a mitologia grega), os escravos e as mulheres.
( ) A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) F.V.V.F.F
( ) V.F.F.V.V
( )V.F.F.F.V
( ) F.V.V.V.F
( )Todas alternativas estão corretas
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/
http://estudosimpressionantes.blogspot.com.br/2016/06/jogos-olimpicos-homenagem-zeus.html
27) Observe a imagem abaixo:
Assinale a alternativa que não representa os princípios da democracia ateniense:
i) Os cidadãos não tinham direitos políticos e eram isolados das decisões do governo.
j) Todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres.
k) Todos s cidadãos têm direito de ocupar cargos políticos.
l) Todos os cidadãos têm a mesma oportunidade de participar das assembleias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/grecia-antiga/democracia-ateniense/
https://www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/
28) Considere o excerto de poema espartano:
[...] Pois não há homem valente no combate,
se não suportar a vista da carnificina sangrenta
e não atacar, colocando-se de perto. [...]
É um bem comum para a cidade e todo o povo,
que um homem aguarde, de pés fincados, na primeira fila,
encarniçado e todo esquecido da fuga vergonhosa,
expondo a sua vida e ânimo sofredor,
e, aproximando-se, inspire confiança
com suas palavras ao que lhe fica ao lado.
(Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. In: Hélade: Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.)
Com base no excerto acima e seus conhecimentos sobre Grécia antiga, analise as alternativas abaixo sobre a cidade-Estado de Esparta, e marque a alternativa correta:
A - A sociedade Espartana era governada por um rei regido à um governo hereditário, comparando-se com a monarquia no Brasil, em que o poder era concentrado na mão de poucos.
B - A educação Espartana era voltada principalmente ao militarismo, e esse poder militar foi crucial nas Guerras Médicas (contra os persas).
C - A assembleia era constituída pelos cidadãos, que se reuniam na Apella (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas, tendo extrema semelhança com a Eclesia Ateniense.
D - Em Esparta os Hilotas que descendiam de povos conquistados, principalmente dos messênios, compunham a maior parte da população. Esse povo possuía direitos políticos, e eram cidadãos espartanos.
Fonte:
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apela;
https://espartano.wordpress.com/2007/04/02/esparta-e-o-novo-guerreiro/; http://www.historiamais.com/esparta.htm
29) Leia o texto a seguir:
As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses). Era também um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável. [...]
Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.
Corrida de atletas gregos (pintura em vaso)
Link: https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm
De acordo com o texto, a imagem e seus conhecimentos de história e da atualidade, assinale a alternativa incorreta:
m) Os jogos olímpicos trazem muita fama, dinheiro, turistas, lucro, investimentos e conflitos ao país.
n) O caráter religioso se trata de uma forte homenagem os deuses, durante a apresentação, com o intuito de adoração aos seus feitos.
o) Ainda na atualidade, ocorrem representações de culturas, natureza e outros com o objetivo da paz olímpica.
p) A motivação e o incentivo para manter o corpo e a mente saudável e a interação de culturas diferentes, ainda são influenciadas pelos jogos olímpicos.
30) ‘A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história. O termo “Democracia” é formado pelo radical grego “demo” (povo) e de “kratia” (poder), que significa “poder do povo”.’
Retirado do site: https://www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/
Sobre a democracia ateniense, temos alguns conceitos. Dentre eles vale destacar a isonomia, isocracia e a isegoria, que caracterizaram este sistema político.
Pode-se evidenciar a isonomia como:
1) Igualdade de acesso aos cargos públicos.
2) Igualdade para falar nas Assembleias.
3) Igualdade perante a lei.
4) Direito de voto aos cidadãos atenienses.
31) Observe a imagem abaixo, que mostra a figura de um “Aedo”.
De acordo com o que você aprendeu, assinale a alternativa que indica o motivo ao qual se deve a importância do Aedo na cultura da Grécia antiga:
A) Devido à relativa raridade do objeto livro e ao pequeno número de letrados, os livros eram mais escutados do que lidos.
B) Certas sociedades, mais do que outras, preocupam-se em colocar em ação meios não escritos de fixar sua tradição, seja confiando-a parcialmente aos profissionais da memória - virtuoses dos procedimentos mnemotécnicos - seja assegurando, por meio dos rituais, uma repetição regular, senão imutável, das palavras, das narrativas ou dos cantos litúrgicos.
C) Devido a entrada dos Dórios na Península Balcânica, e, consequentemente, a destruição da civilização Micênica, fazendo com que a escrita caísse em desuso.
D) Pois para poder penetrar e tomar seu lugar na tradição oral, uma narrativa, uma história ou qualquer obra falada deve ser entendida, isto é, deve ser aceita pela comunidade.
PðBLICA, Educação. A importância da tradição oral para a civilização grega. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/historia/mitologia/p1_03.html>. Acesso em: 16 nov. 2017.
32) Leia o texto e observe a imagem a seguir:
(I)
Anterior a implantação da democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupatridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega. [...] De tal maneira, por volta de 510 a. C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristrcrática grego Clistenes. Considerando o “Pai da democracia”, Clistenes liderou uma revolta popular contra o último tirando Grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C.
Acessado: www.todamateria.com.br/democracia-ateniense/
(II)
Ligando os seus conhecimentos adquiridos nas aulas juntamente com o texto (I) e a imagem (II), podemos dizer que:
q) A democracia está tanto presente no texto como na imagem.
r) As mulheres detinham grande parte do poder politico como os escravos.
s) Os cidadões eram considerados a elite do poder político (correta)
t) Após a conquitas de Clistenes, os direitos dos cidadões aumentaram.
33)
Na sociedade Ateniense, apesar de serem os criadores da democracia, podemos perceber que a participação da mulher nessa mesma sociedade era quase nula. Nela a mulher era criada e educada para servir o mundo doméstico. Já na civilização Espartana a posição da mulher era de grande destaque, sendo completamente diferente em relação a sociedade ateniense.
Sabemos que há grande diferença entre o tratamento das mulheres em Esparta e Atenas. Assinale a alternativa correta:
5) Em Esparta as decisões políticas eram tomadas por 28 homens e 28 mulheres, pois havia a igualdade entre ambos os sexos.
6) Em Atenas, as mulheres eram guerreiras tanto quanto os homens, pois foi lá que nasceu a democracia.
7) Em Esparta, por ser uma sociedade militarizada, e eles acreditavam que justamente as mulheres eram responsáveis por criar indivíduos aptos para compor um exército, portanto eram de grande importância.
8) Nenhuma das opções.
Fonte: https://www.infoescola.com/historia/as-mulheres-em-atenas-e-esparta/
33) -As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, constituem nos dias de hoje um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Essa popularidade e esse prestígio devem-se à grande conexão que as Olimpíadas têm com a massa de espectadores que acompanham as competições tanto presencialmente nos estádios e arenas quanto pela televisão.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm
A partir do seu conhecimento sobre a Olímpiada, marque a alternativa que contém informações incorretas sobre a mesma:
a. As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C., no contexto da antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado da Grécia Clássica. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas”
b. Dentro da tradição mitológica, os jogos de Olímpia foram criados pelo herói Perseu, filho do deus Zeus com uma mortal. Perseu foi obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. Após conseguir realizar tal feitos, Perseu decidiu inaugurar um festival esportivo em Olímpia, em homenagem a seu pai, Zeus.
c. Palé era uma modalidade de luta próximo da atual luta greco-romana, isto é, sem socos e pontapés. Além da palé, o pýgme, comparado ao pugilato (boxe) contemporâneo, mas mais agressivo. Destaca-se ainda o mais devastador de todos, o pancrácio, que consistia em uma espécie de “vale-tudo”, que incluía cotoveladas, joelhadas, torções, cabeçadas etc.
d. O projeto de restauração dos Jogos Olímpicos como na Grécia Helênica foi apresentado em 25 de novembro de 1892 quando da ocasião do 5º aniversário da União das Sociedades Francesa de Esportes Atléticos, que teve como paraninfo o Barão de Coubertin. Naquela ocasião ele manifestaria seu desejo e intenções com relação aos Jogos: 'É preciso internacionalizador o esporte. É necessário organizar novos Jogos Olímpicos’.
34) A educação espartana foi considerada uma das mais rígidas do mundo, pelo fato de os homens (esparciatas) eram mandados ao exército aos sete anos de idade, onde recebiam educação e aprendiam as artes da guerra e desporto. Aos doze anos, eram abandonados em penhascos sozinhos, nus e sem comida. Aos 18 anos, voltavam a Esparta, e até os 30 anos de idade eram considerados cidadãos de segunda classe, sem direito a voto, por exemplo. Podiam ser agredidos por qualquer esparciata acima de 30 anos, ficavam nus e recebiam pouca comida.
Em relação a esses fatos marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas alternativas abaixo:
A) - ( ) - Se algum jovem sentisse fome em demasia, era permitido e até estimulado que furtasse para conseguir alimentos. Castigavam-se com chibatadas, entretanto, aqueles que fossem apanhados roubando - não por terem roubado, mas por terem sido apanhados -, pois acreditava-se que era bom, para a formação, aprender a lutar contra a fome, e ser esperto.
B) – ( ) – Para as mulheres já aos sete anos também iriam frequentar o quartel com uma pequena diferença, passava as noites em casa recebendo aulas das mães sobre educação sexual e após a primeira menarca passava a ter aulas práticas com um hilota de coito interrompido, para não engravidar. Aos 20 anos, essa mulher era usada somente para reprodução, e possuía poucos privilégios.
C) – ( ) - Na adolescência, os jovens eram encarregados dos serviços de segurança na cidade. Qualquer cidadão adulto podia vigiá-los e puni-los. O respeito aos mais velhos era regra básica. Às refeições, por exemplo, os jovens deviam ficar calados, só respondendo de forma breve às perguntas que lhes fossem feitas pelos adultos.
D) – ( ) - O homem que conseguisse viver até os trinta anos tornava-se um oficial, voltando ao quartel com todos os direitos de cidadão espartano, ainda sem o direito ao voto, direito a ter relações sexuais com mulheres e direito a casar. Os homens engravidavam suas mulheres, casavam-se com elas e poderiam viver com elas em suas casas.
1) ( ) F,F,V,V 2) ( ) V,F,F,F 3) ( ) V,V,V,V 4) ( ) V,F,V,F
35) Analise a imagem e o texto abaixo:
Os vencedores gregos alfabetizados das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estados. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada. Coroas de louro e ramos de palmeira eram dados aos atletas vencedores.
De acordo com a análise do texto e da imagem, que tipo de pessoas podiam participar dos jogos olímpicos na Grécia antiga?
e. Atletas do sexo masculino que falassem o latim representando as cidades estados gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em Olímpia e competiam em honra de Zeus.
f. Atletas do sexo masculino que falassem que falassem o idioma grego representando as cidades estado gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em olímpia, e competiam em honra de Ares.
g. Atletas do sexo masculino que falassem o idioma grego representando as cidades estado gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em Olímpia, e competiam em honra de Zeus.
h. D) Atletas de todos os sexos que falassem o idioma grego representando as cidades estado gregas, de 4 em 4 anos reuniam-se em olímpia, e competiam em honra de Zeus.
i. 36) Leia o texto abaixo e responda as questões.
Na literatura grega, as amazonas podem ser encontradas na Ilíada, de Homero (século VIII a.C.), e em História, de Heródoto (século V a.C.). O historiador as define como matadoras de homens. “As Amazonas, que os Citas chamam Aiórpatas, nome que os Gregos traduzem para Andróctones (que matam homens), pois aior em cita significa ‘homem’, e pata quer dizer ‘matar’”, diz Heródoto, em uma passagem do livro. Em outro trecho, ele define a cultura das amazonas de um modo que deve ter feito o feminista William Moulton Marston se retorcer de alegria. Em diálogo com os citas, as amazonas se definem como autônomas.
Após a guerra entre as amazonas e o exército de Teseu, Zeus presenteou Hipolita e todas a amazonas com a Ilha Paraiso, mais conhecida como Temiscira. Na ilha Hipolita faz uma escultura de barro de sua filha, ela fica tão encantada com a escultura que clama a Zeus que dê vida a ela. Assim nasceu a princesa Diana.
Fontes: (MULHER maravilha: a mitologia clássica e a mitologia pop. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/especiais/mulher-maravilha-a-mitologia-classica-e-a-mitologia-pop/>. Acesso em: 08 nov. 2017; HISTORIA Esparta. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm>. Acesso em: 08 nov. 2017; HIPOLITA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3lita>. Acesso em: 08 nov. 2017.)
Com base nos seus conhecimentos sobre a participação das mulheres nas Cidades-Estados gregas. Associe as colunas, A para a Atenas, e E para Esparta.
( ) As mulheres não participavam da política;
( ) A formação militar era obrigatório para as crianças, tanto do sexo masculino, quanto feminino;
( ) O único papel dela era gerar filhos e educa-los;
( ) Elas eram valorizadas pelo fato de criar os filhos e os preparar para guerra;
( ) Participavam da economia familiar;
A) A,A,E,E,A
B) E,E,A,E,A
C) A,E,A,E,E
D) E,A,A,E,A
37) De acordo com as olimpíadas na Grécia antiga e a ilustração a seguir, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Na antiguidade somente os homens livres podiam participar dos Jogos Olímpicos.
( ) De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 d.C.
( ) Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos.
( ) Sobre o domínio do Império austro húngaro cristianizado, os gregos foram proibidos, em 392 pelo imperador Teodoro I, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses). Desta forma, os últimos Jogos Olímpicos ocorreram em 393.
A sequência correta é:
a) VFVV
b) FVFF
c) FFVF
d) VVFV
Fontes:
https://www.suapesquisa.com/olimpiadas/olimpiadas_grecia_antiga.htm
http://www.tocadacotia.com/esportes/a-historia-das-olimpiadas
38) Leia o texto abaixo:
A cidade de Atenas adotou o regime democrático que possuía algumas características bem específicas. Entre elas é possível citar a isonomia (que é a igualdade perante a lei), a isegoria (que é a igualdade para opinar nas assembleias), a isocracia (que corresponde à igualdade para ter acesso aos cargos públicos).
Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as características da democracia ateniense:
I) ( ) O poder de governar pertencia ao rei;
II) ( ) A democracia ateniense foi um modelo político que fora copiado por várias sociedades antigas;
III) ( ) Mesmo por depois de muitas reformas, ainda assim os poderes de decisões eram completamente dos oligarcas;
IV) ( ) Clísteres adotou o “ostracismo”, donde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos;
V) ( ) Só podiam participar das assembleias cidadãos livres e maiores de 16 anos;
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas as alternativas II, III e V são corretas;
b) Apenas as alternativas II, I e IV são corretas;
c) Apenas as alternativas II, III e IV são corretas:
d) Apenas a alternativa II;
39) Leia o trecho abaixo.
“No início do século VI, Solón, representante dessa nova classe dirigente, modernizou Atlanta e suas leis. Uma delas determinava, significadamente, que o filho não tinha a obrigação de sustentar o pai na velhice, se este não lhe houvesse ensinado um ofício. Nessa época, o trabalho manual não era considerado uma desgraça, nem a prática de um ofício inferiorizava o artífice.”
Referência: CUNHA, Luiz Antônio. O aviltamento do trabalho manual: O desvalor do trabalho manual na cultura ocidental. 2017. Disponível em: <http://claudiomilho.blogspot.com.br/2017/10/o-aviltamento-do-trabalho-manual.html>. Acesso em: 29 out. 2017.
Com base na leitura do trecho, podemos concluir que o trabalho manual, dentro da Grécia Antiga nem sempre teve seu mesmo valor. Segundo Rodolfo Mondolfo (1967), que realizou uma pesquisa sobre o assunto, o trabalho manual obteve dois conceitos opostos: positivo e negativo.
Considerando seus conhecimentos sobre a desvalorização do trabalho manual na Grécia Antiga, assinale a alternativa INCORRETA em relação a negatividade do trabalho manual:
9) O trabalho manual era tido como inferior na sociedade, pois esse trabalho era praticado por pessoas consideradas inferiores dentro da civilização.
10) Segundo Marx, o trabalho manual representa os valores de uso do operário, pois isso resulta a determinação na produtividade. Por conta disso, era visto como incorreta, pois incorporando seus valores os operários estariam mais propensos a se revoltarem com o que estavam fazendo e gerar revoltas
11) Segundo Aristóteles, o trabalho era visto como necessária para o desenvolvimento intelectual do homem. Com isso, era tido como incorreto, pois as pessoas que realizavam esse trabalho eram vistas como brutas e ignorantes diante dos conhecimentos possuídos pela aristocracia da época.
12) Aristóteles acreditava que os artesãos não deveriam ter cidadania, pois seria contrário ao desenvolvimento da virtude, uma vez que o descanso seria necessário para o desenvolvimento do intelecto.